PERIODONTIA

dente.jpg

A Periodontia é a especialidade da odontologia que tem como objetivo cuidar e preservar os tecidos que protegem e sustentam os dentes, como a gengiva e o osso.

O que muitos pacientes não sabem é que uma gengiva inflamada (gengivite) já é a forma inicial da doença, e se não tratada ela pode evoluir para periodontite, causando reabsorção óssea, mobilidade e perda do dente. Portanto o controle do fator responsável pela doença (placa bacteriana) deve ser feito pelo profissional e orientado ao paciente.

antes e depos.jpg

Qual a importância de procurar um periodontista?

O periodontista é o responsável por prevenir e tratar as duas formas mais comuns da doença periodontal, sendo elas a gengivite e a periodontite que nada mais é que a evolução da gengivite não tratada. O diagnóstico correto e o tratamento precoce evitam complicações da doença e futuras perdas dentárias.

thumbnail_IMG_9274.jpg


Muitas vezes o paciente sozinho não consegue fazer o controle da placa bacteriana ou até mesmo não sabe que tem a doença por não apresentar sintomas iniciais.
Cabe ao periodontista orientar a higiene oral.
PREVENÇÃO
idoso sorrindo.jpg
LONGEVIDADE

O periodontista é responsável por manter os dentes e a gengiva saudáveis, evitando uma maior complicação e gerando uma longevidade dos dentes, melhorando assim a qualidade de vida.

perda dentaria.jpg
COMPLICAÇÕES

O periodontista é o responsável por evitar perdas precoces dos elementos dentários, uma vez que a perda pode resultar em alterações nas estruturas dentarias e ósseas. 

  Cirurgia plástica periodontal 

A cirurgia plástica periodontal é uma área da periodontia, responsável por tratamentos cirúrgicos em tecidos moles (gengiva e mucosa) e tecido duro (osso).

Muitas vezes o paciente nos procura com uma queixa estética, seja ela uma sequela da doença periodontal, uma retração gengival que geral uma queixa além de estética de sensibilidade ou mesmo de situações em que paciente relata assimetria no sorriso, na proporção de dentes e sorriso gengival (onde uma faixa de tecido gengival é exposto ao sorrir.).


A periodontia esta inter-relacionada com inúmeras áreas da odontologia, situações como cáries profundas ou fraturas dentárias a periodontia também é muito importante, pois realizar uma cirurgia plástica garante maior longevidade ao tratamento protético por exemplo.